quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Até onde você quer chegar?

Com mais uma atuação fraca, seleção desarrumada, Mano Menezes caminha e ao mesmo tempo nos guia para a vergonha.

Por: Paulo Felipe Mangerotti

Não precisa ser um profeta, grande entendedor da bola ou qualquer adjetivo do gênero. Basta ver o simples e saber – não funcionou. No dia 09/07/2011, esse mesmo autos que lhes escreve, já dizia da vergonha, incertezas e necessidades da seleção. Depois dessa data, o Brasil foi eliminado pifiamente da Copa América e hoje, perdeu novamente para uma seleção no Top10 do ranking da FIFA. O que tem que mudar? Será tão difícil assim?

Influenciado pela mídia, iflamado pelo seu orgulho, Mano faz a seleção passar vergonha, como se não bastasse a eliminação com RECORDE de pênaltis cobrados de maneira errônea, nosso saudoso treinador continua a cometer erros, continua a ser bobo, frio, gélido e infantil. Amigo da imprensa, tranqüilo e conciso em suas idéias, seria ótimo para ser um assessor, mas não é, o cara que representa o que um dia já foi o motivo de maior orgulho desse país. Somos sim egocêntricos, não gostamos de perder, aliás, não perdemos, deixamos de ganhar. Acostumados a sermos campeões, ter os melhores jogadores do mundo, hoje, vivemos um momento de incertezas, a Copa do Mundo está logo ali, faltam menos de 3 anos, e o que temos a mostrar? Obras da Copa estão atrasadas, mas tenho certeza, tudo estará bonitinho e pronto externamente, mas convenhamos, queremos é ver futebol e nossa seleção brilhar, estamos prontos para isso?

Como disse no início desse texto, não precisa ser um super entendedor, ou espertão para ver que as coisas não caminham bem. Alguns nomes fazem falta, cobramos renovação, ela é necessária? Sim, até certo ponto. Hoje, no elenco da seleção, 13 jogadores foram para a ultima copa, em sua maioria coadjuvantes, nossos “heróis” falharam, mas será que tanto repúdio nunca terá um fim? Sim, somos dependentes do Kaká. O mesmo não vem apresentando grande futebol, mas sem dúvidas, dá um peso diferenciado, busca responsabilidade, é experiente, tira uma carga de esperanças postas em Ganso e Neymar.

O que falar dos esquecidos? Hernanes, Nilmar, Marcelo, Hulk. Hernanes vem sendo excluído da seleção desde o jogo contra a França, onde foi expulso de maneira boba. Okay Mano, já mostrou ter colhões, é você quem manda. E Hulk e Nilmar? Vai deixar o decadente Fred cuidar dos gols de nossa seleção? Ah, não cometa essa injustiça consigo mesmo. Os dois atacantes vivem uma fase gloriosa na Europa, seus clubes só os venderão a peso de ouro, Hulk é sonho antigo do Manchester United, que desistiu do jogador por suas altas cifras. Nilmar, por mais questionável que seja, é desejado pela Roma, fez um grande campeonato espanhol pelo Villareal e aposto, será mais útil que Fred. E quanto a Marcelo? Apontado por muitos como um dos melhores de sua posição em âmbito mundial, não chega nem a ser cogitado por nosso querido treinador, isso sem falar em Fábio, um dos gêmeos do United, por mais questionável que seja o jogador, com o perdão da palavra, ainda é melhor que o RIDÍCULO – André Santos, que poupa comentários na atuação de hoje.

Ainda dedicaria um parágrafo para possíveis nomes em atuação no Brasil que começam a fazer por merecer convocações, um deles, claro – Ronaldinho. Mas isso fica para a próxima, abre o olho Mano, você caminha para o fim, e junto, leva a esperança e sonho de milhões de Brasileiros que esperam o título em 2014, ou pelo menos, uma participação digna. Você caminha para o fim, repito, que vá, só não nos leve juntos.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, e tenho certeza de que tem no mínimo três ou quatro seleções muito mais preparadas que o Brasil e, que nós Brasileiros temos a ilusão de que sempre o nosso futebol é melhor e de que é só querer que vamos vencer, essa visão é completamente errada e se não tomarmos cuidado faremos um papelão dentro de casa.

    ResponderExcluir
  2. Só um adendo.

    Muricy na seleção, já!!

    ResponderExcluir